Gestão do
Conhecimento em duas palavras: Conectar e Coletar!
José Paulo Graciotti (*)
Tenho
escrito e compartilhado regularmente discussões sobre a necessidade de se
adotar, em escritórios de advocacia especialmente, o conceito de Gestão do
Conhecimento (KM em inglês) como uma das armas (se não a mais importante) para
ser utilizada na gestão estratégica, de marketing e operacional, melhorando
sensivelmente o preparo do escritório no enfrentamento da atual concorrência e
a adaptação ao futuro tecnológico que se aproxima a passos largos.
KM
não é um software que se instala e simplesmente se coloca para funcionar. É um
conceito ou uma filosofia de se tratar todo o conhecimento adquirido pela
empresa e também de todo o conhecimento externo agregado relativo à atividade
daquela empresa que:
(i)
envolve todos os processos da empresa (desde pesquisas de mercado, passando por
compras, materiais utilizados, processos construtivos, armazenagem,
distribuição até marketing e vendas);
(ii)
envolve principalmente pessoas e seu treinamento;
(iii)
sua utilização afeta os resultados da empresa como um todo; e
(iv)
é uma filosofia de trabalho e por isso deve ser incorporada com o modo de
pensamento e atitude de todos as pessoas da empresa e, por fim, a decisão de
investimento nela se mescla com decisão de investimento em outros ativos.
Essa
filosofia, para ser incorporada à empresa, precisa ter como base alguns outros
conceitos existentes ou implantados previamente para que seja efetivamente
eficaz:
-
conceito de “learningorganization” no qual todos os integrantes tem em mente
que o continuo aprendizado representa um fator preponderante para o
desenvolvimento.
-
conceito de “ambiente colaborativo” no qual os integrantes compartilham suas
experiências e seus conhecimentos.
-
conceito de “empresa inovadora” no qual a empresa incentiva a pesquisa e o
desenvolvimento de novos produtos, processos e procedimentos para aumentar sua
eficiência e vantagem competitiva.
A
palavra “conectar” simboliza todo o processo de democratização ou distribuição
do conhecimento tácito existente de modo a torná-lo conhecido por todos os
integrantes da organização.
Por
sua vez, a palavra “coletar” representa todo o aparato tecnológico envolvido
nos processos de explicitação do conhecimento tácito, sua organização e o
oferecimento a todos por meios simples e intuitivos de pesquisa e utilização.
Resumindo:
gestão do conhecimento tem a ver com: conectar pessoas entre sí, às
informações, ao conhecimento e aos procedimentos, todos coletados, organizados
e indexados com a tecnologia necessária para essas conexões.
(*)
é consultor e sócio da GRACIOTTI Assessoria Empresarial, engenheiro formado
pela Escola Politécnica com especialização Financeira pela FGV e especialização
em Gestão do Conhecimento pela FGV. Membro da ILTA– International Legal
Technology Association e da ALA – Association of Legal Adminitrators. Há mais
de 27 anos implanta e gerencia escritórios de advocacia - www.graciotti.com.br.
Ilustração:
rizzattigestao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário