quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Um artigo sobre o mercado de criptomoedas

  


Mercado cripto: entenda o que está acontecendo

 Por César Felix (*)

As últimas semanas foram turbulentas para os traders, principalmente para os que investem em criptoativos. Primeiro com o “The Merge” da rede Ethereum, e depois com as contínuas preocupações nas notícias políticas e econômicas no mundo. No cenário econômico, os bancos centrais continuam aumentando a taxa de juros, para reduzir os impactos da aceleração inflacionária causada pelo desequilíbrio das cadeias de suprimentos no pós-pandemia - na semana passada tanto o FED americano e o Banco da Inglaterra anunciaram aumento de 0,75% e 0,50%, respectivamente. Já no campo político, a Guerra da Ucrânia continua ser motivo de preocupação, ainda mais com as últimas ameaças do presidente russo, citando armamentos nucleares. Esses eventos alteraram a forma de como devemos pensar os investimentos. Para os próximos meses, será crucial planejar conscientemente onde investir, em busca de melhores retornos. Nesse cenário nebuloso, os traders têm muito espaço para ganhar, mas antes é preciso entender as instabilidades e como elas vêm afetando o clima econômico no mundo.

 

O que explica as mudanças de preço das criptos?

As criptomoedas têm uma dinâmica própria, cada ativo depende da sua blockchain de origem, mas cada vez mais os criptoativos estão conectados ao mercado global de investimentos. A valorização ou desvalorização depende de vários cenários econômicos e essa não é uma característica apenas das criptomoedas. Com o aumento da taxa de juros no EUA, a quinta nesse ano, as bolsas ficam pressionadas, pois esse movimento leva os grandes investidores a buscar investimentos mais tradicionaiscomo, ouro e petróleo e vendem seus ativos para ganhar mais liquidez.

 

O inverno cripto

No ano passado, os investidores começaram a enfrentar um período chamado de inverno cripto, em que as criptomoedas sofreram diversas quedas consecutivas e criaram dúvidas sobre o mercado. Em 2022, continuamos em um período deflacionário, mas ele é um evento mais brando, se comparado ao passado, onde as quedas eram mais bruscas, por exemplo, em um período de baixa o Bitcoin chegava ao valor aproximado de doze mil reais, quando hoje o ativo mesmo em queda contínua em média na casa dos 100 mil reais. Isso mostra que o inverno cripto é apenas um ciclo de mercado, da mesma forma que ele chega, em um momento vai acabar. Nos mercados tradicionais os investidores tendem a ficar presos em investimentos parecidos, e as crises são mais duradouras, nesse sentido os criptoativos têm uma vantagem, a gigantesca diversificação, com mais de 21 mil criptomoedas disponíveis e com projetos e propósitos variados. Com tantas possibilidades, os traders têm cada vez mais opções de investimentos, o que aumenta as chances de ganho. Porém, continua sendo necessário realizar investimentos de forma consciente, seguindo uma estratégia que acompanhe as tendências políticas e econômicas que podem afetar o mercado. Além das moedas, é preciso escolher muito bem qual exchange utilizar para realizar o trading de seus criptoativos. A empresa deve ser de confiança, com solidez no mercado, acessível, com preços justos e boas taxas. Existem inúmeras opções, uma delas é a NovaDAX, uma das maiores exchanges brasileiras relacionada a criptoativos que possui o maior número de pares com BRL do mercado e conta com um portfólio diversificado.

 

Continue investindo

Uma forma de investimento sistemática pode oferecer eficiência quando o mercado cai e os criptoativos, na maioria das vezes, recuperam-se de suas perdas, porém, quanto mais estável for o ativo, menor será a probabilidade de perda definitiva do dinheiro. É fato que estamos em um período de baixa, nesse cenário os investidores devem buscar criptoativos que já sobreviveram a ciclos semelhantes, além disso, é sempre bom manter dinheiro em caixa para aproveitar oportunidades de compra nessa janela.

 

(*) É gerente de Customer Experience da NovaDAX, exchange brasileira de serviços em criptoativos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário