A formação continuada do professor
Ana
Regina Caminha Braga (*)
O
professor dentro da abordagem tradicional de ensino podia preencher o quadro
negro com o conteúdo, as crianças copiavam e respondiam às perguntas ou
realizavam os exercícios sem interromper ou questionar sua prática e
permaneciam sem exemplificação para suas dúvidas, o que impedia uma melhor
compreensão do assunto. Nessa abordagem, não havia espaço e nem autonomia de
pensamento ou liberdade de expressão em sala de aula. O professor falava,
transmitia o conteúdo, realizava as tarefas e os exercícios, e todo aquele
conhecimento era recebido como absoluta verdade.
Por
outro lado, na metodologia interacionista, o professor já pode ser visto de
outra maneira, em função dos avanços da educação nas suas questões básicas em
prol do conhecimento/aprendizagem, bem como dos Regulamentos e Leis que amparam
todo o processo de ensinar e aprender. Dessa maneira, busca-se um ensino e uma
prática diferenciados, em que o professor não esteja mais tão adepto da
abordagem tradicional, mas compreenda a importância de interagir com seus
alunos. Na sua prática pedagógica é possível construir um planejamento com
possibilidades reflexivas, em que eles participam e contam com a mediação do
professor no seu desenvolvimento/aprendizagem.
O
docente não precisa deixar o que aprendeu com as abordagens anteriores, mas é
oportuno utilizar uma metodologia e estratégia adequada para ensinar o conteúdo
para seus alunos, de maneira que estes sejam motivados a aprender sem a
necessidade da presença do professor/professora de forma dependente em suas
atividades.
É
compreensível que o professor encontre dificuldades em modificar suas práticas
anteriores, mas é importante a elaboração de uma visão menos conteudista, em
que os alunos apenas recebem as informações.
É preciso que eles consigam transformar a informação em conhecimento e
construam um sentido e significado para cada aprendizagem e assim possam
facilitar suas relações e inferências com o mundo.
A
escolha adequada da metodologia em sala de aula facilita o andamento das
atividades tanto para os alunos como para o professor, pois ele está inserido
dentro de um contexto que contempla os objetivos do seu planejamento de aula. É
preciso que o profissional tenha um espaço que lhe possibilita visualizar as
facilidades e as limitações de cada conteúdo colocado para a turma.
O
foco é proporcionar ao aprendiz uma prática pedagógica na qual ele tenha suas
habilidades exploradas e a oportunidade de evoluir como aprendiz, estando
preparado para desenvolver seu papel, superando obstáculos e refazendo-se
quando for necessário para rever ou recomeçar o desenvolvimento das
aprendizagens, sejam elas sistemáticas e assistemáticas.
Por
isso, a importância do papel que precisa desenvolver dentro de sala de aula,
considerando que, além do aluno permanecer parte do seu tempo em sala de aula,
é de sua responsabilidade externar e evidenciar na prática pedagógica seu
conhecimento teórico como profissional para planejar e organizar as atividades,
o espaço e as estratégias a serem utilizadas com o objetivo de motivar o aluno
a aprender, e dessa maneira construir um ambiente no qual ele possa desenvolver
o maior número de habilidades possível.
Elaborar
uma aula não é preparar uma bela lição em que se preveem as perguntas e as
respostas dos alunos. É preparar-se para estar à escuta, para se adaptar aos
modos de resolução, de raciocínio dos alunos para levá-los a que tomem
consciência deles, com finalidade de modificar, fazer evoluir e fomalizá-los em
competências transferíveis.
É
importante que o professor esteja preparado para oferecer ao aluno uma prática
pedagógica que o proporciona a autonomia ao desenvolver uma atividade. É
preciso estar disponível para ouvir questionamentos, posicionamento quanto ao
conteúdo transmitido para ter a facilidade e a habilidade de instiga-lo a
superar aquilo que fora proposto em sala de aula.
(*)
é escritora, psicopedagoga e especialista em educação especial e em gestão
escolar. (https://anareginablog.wordpress.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário