por Dirceu Torres,
CEO da Fuse IoT
Com
uma alta demanda por serviços digitais por parte dos consumidores após a
pandemia do Covid-19, é inevitável dizer que o futuro pertence às empresas que
conseguem capacitar digitalmente suas experiências de consumo, independente do
setor. Um estudo do Boston
Consulting Group (BCG) apontou que líderes digitais podem esperar um
crescimento pelo menos 1,8 vezes maior de lucros em relação aos que são
retardatários na transformação digital. No entanto, o BCG também descobriu que
quase 70% de todos os esforços de transformação digital ficam aquém de seus
principais objetivos. Essa alta taxa de falha foi notavelmente mencionada por
várias empresas líderes globais de pesquisa e consultoria. Então, agora vem a
pergunta importante - por que há uma chance maior de fracasso nas iniciativas
de transformação digital, apesar do enorme interesse sobre o assunto de quase
todos os setores?
A resposta está em
entender o fato de que a transformação digital não está apenas em levar
tecnologias novas e inovadoras para impulsionar todos os aspectos do seu
negócio. É necessário cultivar uma mentalidade digital dentro da organização,
entre todas as partes interessadas e funcionários, para atender às expectativas
dos consumidores com experiência digital. Há uma urgência de promover uma
evolução cultural para ajudar as pessoas dentro da organização a alavancar
novos processos de pensamento, enquanto resolvem os desafios do cliente, e não
apenas seguir o que uma nova plataforma digital lista como sua capacidade.
Não
há dúvidas sobre o imenso potencial que a tecnologia pode desbloquear dentro
das empresas. No entanto, a principal abordagem que os líderes precisam adotar
ao implementar a transformação digital é impulsionar a tecnologia em seus
negócios e não permitir que ela seja conduzida por conta própria enquanto o
resto apenas pega carona. Muitos líderes não conseguem promover a necessidade
de uma mentalidade digital entre os funcionários, o que pode prejudicar os
objetivos estratégicos dos negócios. Vamos abordar brevemente os potenciais de uma mentalidade digital para
uma melhor transformação digital em todos os níveis de uma empresa:
Agilidade aprimorada
Com
uma mentalidade digital, sua força de trabalho pode perceber a importância de
como os diferentes componentes de um ecossistema digital, principalmente dados,
aplicativos e infraestrutura, dependem uns dos outros e como cada um pode
complementar o outro para uma transformação bem-sucedida. Essa conscientização
ajuda a elaborar planos estratégicos de integração de diferentes sistemas de
negócios, minimizando processos e fluxos de trabalho e mesclando ou eliminando
gargalos, resultando em melhor utilização dos dados dentro do negócio.
Melhor experiência do cliente
Uma
mentalidade digital permite que sua empresa pense do ponto de vista do cliente.
Os funcionários de todos os departamentos poderão visualizar cada parte da
jornada digital que um cliente percorre e fazer ajustes estratégicos e baseados
em tecnologia. Ao trazer pensamentos e feedbacks integrados de todas as partes interessadas do
consumidor, insights podem ser obtidos para fornecer resultados superiores
às expectativas do cliente, não como uma capacidade de um único aplicativo, mas
como uma combinação de diferentes ferramentas, processos e pensamento crítico
em diversas camadas de serviço.
Tempo de colocação no mercado mais rápido
As
empresas que têm pessoas no comando e em todos os departamentos com mentalidade
digital saberão o quão importante é remover barreiras e atrasos burocráticos
que impedem decisões sobre implementação digital. Trabalhariam para eliminar
políticas redundantes e substituí-las por outras simplificadas e ágeis;
garantir o acesso à infraestrutura crítica para a força de trabalho digital; e
priorizar investimentos para adoção de tecnologia. Isso acabará se traduzindo
na implementação mais rápida de serviços digitais ou habilitados digitalmente
pela empresa para seus clientes. Com o aumento da concorrência, as empresas
precisam trazer experiências mais rapidamente ao mercado para que os consumidores
possam ligeiramente construir lealdade com ela.
Elimine o medo de perder o emprego
Uma
das principais razões pelas quais os funcionários não aproveitam o verdadeiro
poder do digital é o medo oculto em suas mentes sobre uma possível substituição
futura de suas funções por uma máquina ou aplicativo. Isso resultaria em
situações em que eles podem, voluntária ou inconscientemente, resistir às
mudanças necessárias para a transformação digital. Ao trazer uma mudança de
mentalidade, os líderes podem capacitar os funcionários a pensar além de seus
medos e ver o digital como uma oportunidade para melhorar suas habilidades e
atender as interações com clientes mais orientadas por valor. Para isso, eles
precisam criar um esboço do que a empresa pretende alcançar estrategicamente
por meio do digital, traçar caminhos para cada função individual e motivá-los a
seguir o trajeto para garantir o sucesso colaborativo.
Estamos
testemunhando uma enxurrada de tecnologias inovadoras impulsionadas por IA,
aprendizado de máquina, IoT e Blockchain, que estão sendo introduzidas no
ecossistema digital. As empresas geralmente enfrentam um dilema ao decidir onde
concentrar seus investimentos e qual tecnologia devem priorizar para obter
sucesso mais rapidamente. Embora a escolha da tecnologia exija uma avaliação
detalhada, o conceito fundamental da transformação digital, que se concentra em
alavancar a tecnologia por meio de uma mentalidade digital, é o que deve
assumir o comando.
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