"Líder
humano" substitui "chefe frio" na nova era corporativa
Silvia
Bez (*)
Ao
longo dos últimos anos, diversas mudanças vêm ocorrendo no mundo corporativo,
especialmente na gestão de pessoas. A hierarquia e a frieza na relação com os
colaboradores perderam espaço para uma liderança horizontal, com menos
autoridade e mais parceria e sensibilidade com toda a equipe.
Para ter sucesso nos negócios, a primeira coisa que a
empresa deve fazer é se preocupar com o bem-estar de seus profissionais e contar
com líderes mais humanizados. Abaixo, listo 5 características fundamentais da
nova era da gestão:
1) Humanização: Mesmo vivendo na era da globalização e
da informatização, o gestor não pode esquecer que seu colaborador não é uma
máquina, portanto, é necessário valorizá-lo primeiramente como ser humano.
Todos terão dificuldades e, para superá-las, eles vão procurar apoio no
líder. Assim, o gestor deve usar as
melhores habilidades de cada um para fazer com que todos cresçam não somente na
empresa, mas também em suas vidas pessoais.
2) Práticas certas: Não adianta exigir bons resultados
se a prática ensinada estiver errada. Ela pode ser repetida inúmeras vezes,
mas, se o gestor não direcionar a equipe para o caminho certo, os objetivos não
serão alcançados. Consequentemente, os colaboradores nunca farão o trabalho da
maneira que deve ser feita.
3) Incentivo x Motivação: Não parece, mas são coisas
distintas. A motivação vem de dentro do profissional e o que a faz crescer é o
incentivo que a empresa oferece. O gestor não pode motivar o colaborador, mas
pode incentivar com atitudes, como valorizar seu trabalho, entender suas
necessidades e ajudá-lo em suas dificuldades. Mostrar que ele é importante para
a empresa já é um grande fator para aumentar sua motivação!
4) Parceria: O grande erro de muitos gestores é pensar
sozinho e não dar voz às ideias de seus liderados. Para que o trabalho dê
certo, é preciso que exista uma parceria na equipe. Portanto, o líder deve
procurar sempre se manter disponível, fazendo com que todos se sintam partes
integrantes da tomada de decisões. O simples fato de saber que podem contar com
o líder já traz a segurança que precisam para realizar os projetos com
precisão. Quando o liderado se vê “dentro” do projeto há, por parte dele, um
maior comprometimento.
5) Gestor Coach: Um gestor lidera e orienta seus
colaboradores. Um gestor coach pratica todos os passos citados anteriormente e
vai além. Ele identifica as competências e habilidades individuais e consegue
extrair o melhor de seus liderados. Além disso, o gestor coach entende as
principais capacidades e as usa de forma que beneficie toda a equipe, ao mesmo
tempo em que ajuda o grupo a superar as dificuldades. Resumindo: ele se torna
um parceiro de seus liderados. Assim, juntos, entregam os melhores resultados
para a empresa.
(*) é palestrante motivacional, especialista em vendas
e marketing pessoal, além de Master Coach. Em seu trabalho, sempre foca o lado
humanista. Formada pela Sociedade Latino Americana de Coaching e pela IAC
(International Association of Coaching), é autora dos livros “Paixão em Vender –
5 Segredos do Vencedor”, “7 passos para se apaixonar pelo que faz” e “5 Passos
para fortalecer sua Memória”. Site: www.silviabez.com.br
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