Tendências de
mercado para ficar atento na 25ª ABF Franchising Expo
Diego Simioni
Nessa
semana, começa a 25ª edição da ABF Franchising Expo, são centenas de marcas de
franquias à sua escolha. Com tantas alternativas disponíveis fica até difícil
saber por onde começar. Por isso, é importante acompanhar os movimentos do
mercado para investir em um segmento que esteja alinhado com seus objetivos.
Confira a seguir as principais tendências do setor:
Alimentação
Saudável – esse é um dos segmentos que mais cresce no Brasil, aos interessados
são diversas opções, desde congelados, para quem busca maior praticidade, até
produtos orgânicos vendidos a granel. Contudo, segundo a ABF, as que apresentam
pratos leves e balanceados levam vantagem na preferência do consumidor. A
preocupação com o bem-estar físico e mental é tendência no mundo. Segundo pesquisa
Global realizada pela Nielsen sobre saúde e bem-estar, 75% das pessoas
acreditam que “são o que comem”, portanto, trata-se de um segmento extremamente
promissor.
Educação
e Ensino – já no caso da educação se destacam os cursos profissionalizantes,
uma vez que são focados em atender uma demanda cada vez maior no mercado de
trabalho, pessoas que querem ter um bom emprego, mas não têm – ou não querem
investir – muito tempo e dinheiro em uma graduação. Além disso, as escolas de
idioma continuam com alta demanda. O ponto de atenção no segmento é a
concorrência, que é brutalmente alta.
Saúde
– a área médica é outro segmento promissor que soube pensar com
empreendedorismo a carência do consumidor brasileiro quando o assunto é saúde.
A precariedade e alta demanda do Sistema Único de Saúde, a insatisfação com os
planos de saúde e os altos preços das consultas particulares abriram caminho
para uma opção intermediária: clínicas médicas particulares a preços mais
acessíveis. Sem dúvida, dentro dessa área, investir nesse modelo de negócio é
uma excelente opção.
Esses
são alguns dos segmentos que tendem a um crescimento contínuo e sustentável.
Escolher uma franquia requer muita responsabilidade, portanto, é bom tomar
cuidado com as “falsas” tendências. Por exemplo, por mais que franquias de um
produto só estejam em alta no momento, vale pensar no quanto é difícil inovar
de maneira constante para manter o público sempre interessado.
Outra
dica é avaliar o nível de maturidade da rede em que tem interesse, verifique a
experiência do franqueador sobre todo o ciclo do negócio, converse com outros franqueados e veja se tem afinidade
com o segmento para tomar frente a operação da sua unidade, caso seja
necessário. Seguindo esses passos, suas chances de fechar bons negócios serão
ainda melhores!
(*)
é administrador de empresas e sócio-fundador da GOAKIRA, consultoria
empresarial especializada em franquias e varejo.
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